Sobre ao Curso de Cultura Popular e Economia Solidária
Sobre o Curso Cultura Popular e Economia Solidária
Promover troca de conhecimentos e formação é uma das metas da Etapa Ilha Grande do Circuito Fluminense de Cultura Popular e Economia Solidária da Costa Verde. Para alcançá-las, iniciou com a série Saberes, oferecendo, gratuitamente, atividades formativas. As Oficinas aconteceram primeiro, no intuito de despertar a consciência de como estar ativo no universo de produções culturais e solidárias. A seguir, aconteceu um Curso de extensão.
O Curso Cultura Popular e Economia Solidária, foi desenhado especificamente para atender uma das demandas do projeto, a de fortalecer a integração das comunidades tradicionais no arranjo produtivo dos territórios da região. Estruturado pela equipe do IEAR/UFF - Instituto de Educação de Angra dos Reis, sob a coordenação da professora Rosilda Benácchio, contou com a colaboração do Grupo de Pesquisa Experiências de Trabalhadoras e Trabalhadores no Rio de Janeiro - GEP-UFF/UFRRJ, do Laboratório de Geografia - LabGeo /UFRRJ e do Coletivo Educação Solidária.
Juntos, nesta equipe multidisciplinar, estes profissionais elaboraram um conteúdo programático contemplando temas transversais que apresentassem as realidades, gargalos e possibilidades dentro do universo das culturas tradicionais e no da economia solidária, dando visibilidade às ações e promovendo a troca de conhecimento e discussão crítica, no intuito de incentivar o fortalecimento destes setores, suas comunidades e empreendimentos. Neste contexto, foram abordados os seguintes temas: Bem-viver; agroecologia; desenvolvimento econômico-social e regional; a região da Costa Verde frente à modernidade e seus desafios; meio ambiente e sustentabilidade; relação homem-natureza e a Mata Atlântica; turismo de base comunitária; Economia Solidária no contexto da cultura popular; memória e história. Trouxe também técnicas e ferramentas que ensinassem a traçar um diagnóstico sobre necessidades locais e regionais.
Todo este conteúdo foi pensado para atender prioritariamente moradores das comunidades tradicionais da Costa Verde, abrangendo artesãos, artistas, lideranças comunitárias, pescadores, produtores da agroecologia e da agricultura familiar, empreendedores do turismo de base comunitária, da cultura popular e de serviços de alimentação, dentre outros. Abrangeu também agentes públicos e profissionais de instituições de ensino. As inscrições, gratuitas, previam uma cota de até 50 participantes por município e, caso não preenchida, interessados moradores de outras regiões do Brasil e do exterior poderiam ser atendidos. Todos deviam ser maiores de 14 anos de idade. Diante desta diversidade de perfis, para que todos os participantes pudessem entender o conteúdo e discuti-lo de forma coletiva, a equipe teve o cuidado de prever um nivelamento na dinâmica adotada para o Curso.
Dado à abrangência geográfica do público alvo, situado nos 4 municípios da Costa Verde, o Curso foi realizado no formato à distância, por meio da plataforma digital Google Meet. Aconteceu no período de 16 de março a 4 de maio de 2021, com 2 aulas-encontros por semana, de 2 horas cada, das 19h às 21h. Para apresentar e discutir os temas, contou com a participação de profissionais da educação da UFF e UFFRJ, professores universitários, pesquisadores e legítimos representantes dos setores, como produtores rurais, artesãos, lideranças comunitárias e setoriais, dentre outros. Foi conduzido de forma interativa, com espaço para perguntas e respostas, mediado pela professora Érica Mota, coordenadora das atividades formativas, com a monitoria do universitário da UFF Roger Lima.
Após 46 horas de uma rica troca de conhecimentos, realizadas em 23 encontros-aulas, todos os inscritos que cursaram pelo menos 50% da carga horária, saíram com muito mais que um valioso Certificado de Curso de Extensão. Juntos com os ministrantes, saímos com uma visão mais realista das realidades das comunidades tradicionais e empreendimentos solidários da Costa Verde, não só das dificuldades e obstáculos que enfrentam, mas sobretudo das diversas possibilidades para contorná-las e se fortalecerem. Possibilidades estas que envolvem a coletividade, a capacidade de articulação entre entes e agentes locais, que podem ser viáveis e transformadoras nos arranjos produtivos. Saímos de um Curso, repletos de conhecimento emitidos por mestres e legítimos representantes com seus inspiradores relatos, e embarcarmos numa jornada de luta contínua rumo a um futuro mais solidário, certos de que assim como as comunidades tradicionais, também podemos ser guardiões da cultura e da saúde sistêmica dos territórios, protegendo nossos Patrimônios Mundiais da Humanidade.
Conteúdo programático - Cultura Popular e Economia Solidária
16/03/2021 – Ilha Grande e Costa Verde: uma leitura de mundo agroecológica
Ministrantes: Robledo Mendes – LabGeo/CTUR/UFRRJ e Rafael Ferraz – CAP/Uerj e LabGeo/UFRRJ
22/03/2021 – Agroecologia e Território na Ilha Grande e Costa Verde
Ministrantes: Robledo Mendes – LabGeo/CTUR/UFRRJ e Rafael Ferraz – CAP/Uerj e LabGeo/UFRRJ
23/03/2021 – Agroecologia e Bem-Viver na Ilha Grande e Costa Verde
Ministrantes: Robledo Mendes – LabGeo/CTUR/UFRRJ e Rafael Ferraz – CAP/Uerj e LabGeo/UFRRJ
29/03/2021 – Agroecologia na Ilha Grande e Costa Verde: o futuro
Ministrantes: Robledo Mendes – LabGeo/CTUR/UFRRJ e Rafael Ferraz – CAP/Uerj e LabGeo/UFRRJ
30/03/2021 – Turismo de memória, o direito à reparação histórica e o direito à água
Convidada: Marilda de Souza – Associação dos Remanescentes do Quilombo Santa Rita do Bracuí – Arquisabra
05/04/2021 – Aiê Eletoloju – Religiosidade, Turismo de Base Comunitária e Educação Diferenciada
Convidado: Emerson Mec – Aiê Eletoloju
12/04/2021 – Mata Atlântica e a relação homem-natureza
Ministrante: Cátia Callado – Departamento de Biologia Vegetal/Parque Botânico do ECOMUSEU da Ilha Grande/Uerj
13/04/2021 – Centro de Educação Diferenciada
Convidado: Vitor Rocha- CED
20/04/2021 – Oficina Tarô Pedagógico: Educação Popular e Educação do Campo
Ministrantes: Fabiana Araújo – LEC/UFRRJ e LabGeo/UFRRJ e Rosilda Benácchio – Iear/UFF, GEP/UFF-UFRRJ, LabGeo/UFRRJ
26/04/2021 – Retomada do Comitê de Cultura Popular e Economia Solidária da Costa Verde
27/4/2021 - Fios da Memória da Economia Solidária na Costa Verde
Convidadas: Ana Maria Bezerra Barbosa, Luís Caldas, Marilda de Souza Francisco, Maria Gorete da Silva Nascimento, Célia Maria Malaquias Barros, Laura Melo e Leonídia Lacerda - Movimento Economia Solidária de Angra dos Reis
03/05/2021 – Produção com abelhas e Produção do palmito pupunha e o manejo sustentável do palmito juçara
Ministrantes : Paulo Henrique Maximo Lacerda e Marco Vinícius Francisco
04/05/2021 - Educação na Ilha Grande e o Coletivo EducAÇÃO Solidária e Fórum das Comunidades Tradicionais e a experiência de saneamento ecológico na Praia do Sono
Convidados: Érica Mota – Coletivo EducAÇÃO Solidária e Jadson dos Santos- FCT