veja quem serão as produtoras rurais e culturais do F.E.S.T.A!

Joana Verly 

Produtora rural, faz parte da Coordenação do coletivo Educação Solidária, tendo atuado no fomento à constituição da Parceria dos Pequenos Produtores da Ilha Grande, especialmente na Horta comunitária. Atua em parceria com a minha irmã produzindo licores artesanais com frutas da região, muitas das quais cultivadas por ela em seu próprio quintal caiçara de onde saem gostosuras como doces ,geléias e conservas tradicionais. Além disso, atua na comercialização  de seus produtos na Feira da Economia Criativa, antiga feira de Economia Solidária nas quais atuou como co-fundadora.

Marilene Verly 

 Expert em alimentação tradicional, trabalha em parceria com a irmã na produção gastronômica que atiça nossas memórias afetivas. Produz alimentos como cocadas, pé de moleque, pães artesanais, geléias e comidas variadas com o máximo possível  produtos da região e dos produtores locais como frutas e verduras cultivados em hortas e quintais da região e  pescados diretamente dos pescadores artesanais que fazem parte dos Coletivos nos quais atua como Educação Solidária, Horta Comunitária e Parceria dos Pequenos Produtores da Ilha Grande. Nas últimas décadas tem desenvolvido trabalho com foco em ervas medicinais e PANCs como um meio saudável e alternativo de viver e sobreviver à tragédia que vivemos com a pandemia. 

Dinha Dias

Ativista negra e artesã de Abayomis, é diretora do Centro de Ensino, Divulgação e de Pesquisa da Cultura Afro Brasileira. Atuou como produtora cultural do circuito fluminense de cultura popular e economia solidária da Costa Verde na articulação das comunidades participantes e na Produção do Festival Vitrine Cultural da Costa Verde, do Circuito Infantil de  Contação de História Preta e além de . A frente da presidencia da SOS Ilha Grande, produziu o documentário "Um grito de liberdade", contando a história do Quilombo de Santa Isabel/SantaJustina  patrocinado pelo edital do instituto Baobá. integra o fórum justiça da Defensoria Pública da União e  o coletivo das mulheres da Ilha Grande.

Rosângela Sardinha

Artesã altamente qualificada, faz  crochê desde os 6 anos de idade também conhece a arte do tricô e do macramé. Antes de viver em Ilha Grande, tinha no Artesanato apenas um hobby e presentava sua produção para parentes e amigos.  Sua especialidade são as peças de vestuário, decoração e acessórios inspirados na fauna marinha da Ilha Grande, muitas vezes com reaproveitamento de matéria prima. Quando surgiu a oportunidade de fazer parte da Parceria dos Pequenos Produtores da Ilha Grande participou ativamente dos encontros que abriram oportunidades de mostrar o seu trabalho. Uma das  fundadoras da Feira da Economia Criativa da Ilha Grande,  participou também da Conexão das Crias Ilha Grande,  da Etapa Ilha Grande e do Circuito Fluminense de Cultura Popular Solidária da Costa Verde. Em Agosto/20 teve reconhecido seu ofício e obteve Carteira Nacional de Artesã.

Olívia Raimundo

Caiçara nascida e criada na Ilha Grande. Costureira habilidosa, herdou as tradições badjecas como creche,tricô,bordado.Nos últimos anos tem se dedicado à costura criativa, criando uma infinidade de multicoloridos animais marinhos da Costa Verde. Entre 2017 ou 2018 fez parte do projeto OMAR , primeiro como aluna e depois como instrutora. Uma das fundadoras da Feira da Economia Criativa da Ilha Grande, também participou do Circuito Fluminense de Cultura Popular Solidária da Costa Verde.Conseguiu o reconhecimento de seus saberes ancestrais em 2022 quando sua Carteira Nacional de Artesã.