PREPARAMOS UMA PROGRAMAÇÃO QUE VAI MEXER COM OS SEUS 5 SENTIDOS...

PROGRAMAÇÃO

Tipo de Atividade: Abertura

Tema: Acolhimento e Mística de Abertura 

Local: Hall de Entrada - Sede do Parque Estadual da Ilha Grande

Horário: das 09:30 às 10:30

Os participantes serão recepcionados pelos integrantes do Fórum de Economia Solidária de Angra dos Reis, inicialmente por uma mística de aproximação organizada pelo Coletivo Matriarcado Ancestral para prover força de germinação às sementes das idéias que serão plantadas no evento e, na sequência, convidados a experimentar o receptivo caiçara cheio de delícias da terra preparado pelo empreendimento Verly&Verli, integrante da Parceria dos Pequenos Produtores da Ilha Grande - PPP-IG.


Tipo de Atividade: Oficina 

Tema: Medicina Ancestral Matrilinear 

Local: Hall de Entrada - Sede do Parque Estadual da Ilha Grande

Horário: das 10:30 às 12:00

Nesta oficina vamos trazer as vozes de nossos ancestrais convidando suas parentas contemporâneas para uma roda de decolonização com o Matriarcado Ancestral, um coletivo que concebe a nossa Mãe Terra como a energia biocósmica em movimento incessante de trocas sagradas, com fios ecossistêmicos que interligam as cosmovisões dos povos da Floresta às necessidades vitais sagradas com a natureza, como parte material e imaterial de nossa existência e que cujas entidades vivas e encantadas, manifestam sabedorias e curas, mas também se enfurecem com ego e a estupidez humana, que a classificou como mercadoria a serviço do capitalismo colonial.  A ideia é  propor um caminho de ruptura com a lógica mercadológica que ameaça a ciência. Também  vamos lembrar  que equilíbrio "sustentável" só acontecerá quando valorizarmos os saberes ancestrais, honrando a resistência dos povos originários para avançarmos na retomada matriarcal espiritual, afetiva, social e ecossistêmica de todos nós. 


Tipo de Atividade: Mostra de Cinema

Tema: Xeker Jetí - Casa os Ancestrais

Local: Auditório - Sede do Parque Estadual da Ilha Grande

Horário: das 11:30 às 12:30

Para revisitarmos nossas Tradicionalidades e, ao mesmo tempo, entender que a economia solidária sempre esteve presente nos fazeres e saberes ancestrais, a professora Clara Facuri vai exibir um filme de 2016: Xeker Jetí - Casa dos Ancestrais que relata a experiência  do povo Xucuru, que após 20 anos da retomada de seu território original, ressignificou suas tradições e criou novas relações entre campo - cidade - tecnologia. Nesse contexto, em parceria com um grupo de jovens bioconstrutores de Recife, resgatam um modelo ancestral para construir sua oca de cura. Um retrato poético da resistência e do reconhecimento da identidade indígena no agreste de Pernambuco. Um filme de Clara Facuri, Fernanda Caiado e Luiza Guimarães. Economia Solidária enraizada na cultura dos mutirões! Certeza que vai nos inspirar!!


Tipo de Atividade: Intervalo

Tema: Almoço Solidário 

Local: Gostaríamos de oferecer um banquete para todos os participantes, mas com o orçamento restrito, tudo o que podemos é indicar dois bons restaurantes que fazem parte de nossa rede solidária apoiando sempre que podem nossos projetos pela ilha. A primeira opção fica bem pertinho, de frente para a praia, o Bardjeco oferece desde sanduíches e pratos feitos a partir de 34 reais, até refeições mais elaboradas como Churrasco de Frutos do Mar e Camarão à Moda Badjeco. A segunda opção é o Banana da Terra que tem refeições a la carte, mas atendendo ao nosso pedido vai oferecer um buffet de comida caseira com o tradicional arroz e feijão, frango ao molho e vegetais da época no ambiente pra lá de caiçara. E se um badjeco e uma caiçara ainda não bastou, sugerimos um cafezinho no Ateliê que fica no caminho de volta pra nossa próxima atividade.

 

Horário: das 12:30 às 14:00



Tipo de Atividade: Formação

Tema: Economia Solidária e Desenvolvimento Local

Local: Auditório - Sede do Parque Estadual da Ilha Grande

Horário: das 14:00 às 15:30

Nessa roda de conversa convidamos diversos atores para pensar como a Rede de Economia Solidária pode ajudar em um desenvolvimento local que seja realmente sustentável  a partir do incremento do APL - Arranjo Produtivo Local. Serão apresentadas as políticas públicas estaduais para o setor, bem como informações acerca de como integrar o seu Empreendimento Econômico Solidário ao Fórum Estadual de Economia Solidária do Rio de Janeiro.


Tipo de Atividade:  Imersão Cultural

Tema: Cerimônia de Abraço à Árvore Ancestral

Local: Árvore Sagrada  ao lado da Sede do Parque Estadual da Ilha Grande

Horário: das 15:30 às 16:00

E pra demonstrar toda a nossa gratidão por ter contribuído para o fortalecimento de nossa rede, vamos tirar todos para fora da caixinha e levá-los para o contato com a Mãe Terra, para que, em contato com o espírito da árvore sagrada, além de refletir, possam vivenciar a importância de atuarmos juntos na preservação da saúde ecossistêmica dos nossos território para podermos caminhar lado lado rumo a uma sociedade onde alcancemos o bem viver. Pode parecer um ato simples, mas que temos certeza que será marcado na memória de cada um de vocês, pois representa o acolhimento de todos a nossa rede.


Tipo de Atividade: Exposição

Tema: Inauguração da Vitrine Cultural e Solidária

Local: Hall de Entrada - Sede do Parque Estadual da Ilha Grande

Horário: às 16:00

Nessa visita guiada os participantes irão conhecer uma amostra dos produtos e serviços da rica e diversificada produção da Economia Solidária local depositada no Ecobanco Solidárias, carinhosamente produzido pelo Fórum de Economia Solidária no Espaço Vitrine Cultural e Solidária, onde também haverá a possibilidade de conhecer os produtores, fazer encomendas, negociar preços, condições de pagamento e prazo de entrega. Ao final da exposição os participantes poderão adquirir produtos com a moeda social local, a Solidárias, proporcionando não só um ambiente de articulação da produção, comercialização e consumo, como também uma ação política, econômica, ambiental e cultural entre os participantes.


Tipo de Atividade: Vivência

Tema: VII Feira da Gratidão

Local: Vitrine Cultural e Solidária na Sede da Associação de Moradores e Amigos da Ilha Grande


Horário: das 16:00 às 17:3

A Feira da Gratidão é uma das atividades do F.E.S.T.A! to intuito de integrar a comunidade à rede de Economia Solidária,  repensando o consumo desenfreado através do lema "Uma nova economia é possivel". A TROCA surge como um caminho para o consumo consciente além de ser uma alternativa simples e acessível de dar utilidade à peças que estão encostadas no armário e ainda desfrutar de um ótimo momento com familiares, amigos e a comunidade, possibilitando “novas amizades, afetos e gentilezas” (Singer). Estimulando o consumo ético, justo e solidário, você ainda vai voltar pra casa com novidades!! 

No Espaço Vitrine Cultural e Solidária, carinhosamente produzido pela equipe do Coletivo Educação Solidária, os participantes terão a oportunidade de conhecer uma amostra da rica e diversificada produção de agentes e empreendimentos da economia criativa, com a possibilidade de compra dos produtos e serviços da agroecologia, do artesanato, da pescaria artesanal, do turismo, das artes plásticas, da música, da literatura,  da gastronomia, dentre muitos outros em moeda social que poderá ser obtida pelas pessoas através da troca de objetivos que já não lhes servem mais ou que de alguma maneira representem o seu trabalho



Tipo de Atividade: Apresentações Artísticas

Tema: Cultura Popular Regional

Quadrilha os Fios de Cuia  & Trio Caxadaço e Baque do Baobá

Local: Em frente Sede do Parque Estadual da Ilha Grande

Horário: às 17:30 

Os Fios de Cuia vão homenagear o Coletivo de Mulheres da Ilha Grande, composto por caiçaras, badjecas, negras e indígenas que com força e garra mantêm viva as tradições culturais da Ilha acompanhados pelos grupos de forró, Trio Caxadaço e Baque do Baobá, formados por sete músicos da Ilha Grande. A Quadrilha é marcada pelo também Badjeco Jackson dos Santos, artista que comanda a quadrilha.