Cultura Popular e Economia Solidária na Ilha Grande
Capa Documentário Na Rota: Cultura Popular e Economia Solidaria - Costa Verde, 2021
“NA ROTA: CULTURA POPULAR & ECONOMIA SOLIDÁRIA” é o documentário do processo de construção e execução da Etapa Ilha Grande do Circuito Fluminense de Cultura Popular e Economia Solidária da Costa Verde. Previsto no projeto para ser um registro oficial de documentação e divulgação dos resultados do evento, ele foi pensado originalmente para ser produzido no formato “making-off”. No entanto, diante das circunstâncias do momento em que o Circuito foi realizado, durante uma Pandemia Mundial, a qual não se esperava ainda estar tão presente em nossas vidas, tudo que havia sido imaginado, foi sendo transformado e repensado, dia a dia.
Nesse contexto, a produção do documentário adota uma narrativa testemunhal, intimista e emocionada, contada na voz de uma mulher que, ilhada, lutou em rede para transformar alguns de seus sonhos em projetos, até eles se tornarem realidade por meio deste Circuito. Assim, “NA ROTA” abre uma janela para novos olhares, revelando um Norte e reais possibilidades de co-criarmos uma sociedade mais justa e inclusiva, que faça uso mais consciente dos recursos de seus territórios e que esteja preparada para os desafios que se impõem nesse novo normal; de construirmos um turismo de base verdadeiramente comunitária, de criarmos uma moeda social para fortalecer a economia local, de despertarmos uma consciência ambiental com práticas simples do nosso cotidiano. Traz encorajamento e inspiração a outros sonhadores, pensadores, empreendedores, produtores, artistas e empreendimentos econômicos solidários, para que estes também possam tirar seus sonhos e projetos do papel dando-lhes vida. Mostramos que sempre é possível realizar em união, solidariedade e, acreditem: democraticamente!
Os designs de Alicio Gomes que marcaram a identidade visual do projeto foram resgatados para representar as atividades do Circuito e os mosaicos cuidadosamente elaborados pela Diretora de Arte, Cláudia Andrade, a partir do exímio trabalho de documentação fotográfica de Juliano Januário, Luísa Saad, Mauro Galvão e da equipe de produção, foram a maneira encontrada de apresentar as pessoas pessoas que teceram a rede, parte fundamental do sucesso dessa Etapa do Circuito.
A trilha sonora, composta por um mosaico de ritmos e estilos musicais, conta com vozes potentes, instrumentos afinados e tambores ritmados que mostram um pouco da diversidade da cultura popular presente na Costa Verde. Começando com Robertinho Chagas com seu Choro Negro , lindando com os impactos da pandemia, estilo tipicamente brasileiro, passando Nega Pisô e Aldeia Sapukai que representaram a herança dos antepassados, fechando com o rap quilombola de Realidade Negra. Todos fazedores de cultura residentes na Costa Verde.
E como em todo o processo de economia circular, os ciclos vêm e vão, fazendo parte de um Circuito orgânico onde as partes trabalham para o todo que alimenta com justiça e equidade cada uma das partes, continuamos na Rota e convidamos cada um de vocês a se aventurar nessa jornada conosco com uma vinheta de encerramento que tenta traduzir, através das seguidas metamorfoses imagéticas desenvolvidas através de uma rede generativa antagônica combinando inteligencia Artificial e Arte Neural buscam imaginar as grandes mudanças de estados de alma que caracterizarão a intrincada jornada que temos pela frente.
Ficha Técnica
Patrocínio
Governo Federal
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Secretaria de Estado de Cultura e
Economia Criativa do Rio de Janeiro
através da Lei Aldir Blanc
Realização
Centro Ecumênico de Formação e Educação Comunitária