EDITAL ii FESTA: O DOC
Mística de Abertura
Nossa atividade inaugural busca conectar o participante através de uma mística com as indígenas do coletivo Matriarcado Ancestral: Uma metáfora para o processo de reconexão com a natureza, descarregando energias estagnadas e captando energias com a mãe terra para fortalecer o compromisso com o bem viver.
Painel de Discussão com Especialistas & Reunião Setorial do Colegiado BIG
Vamos ouvir relatos de parceiros da rede solidária convidando a os participantes a refletir sobre as propostas prioritárias criadas para melhorar os processos de produção, comercialização e consumo em nossos territórios com o intuito de incidir sobre as Políticas Públicas de Economia Popular e Solidária e construir territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação . Perguntas e contribuições serão muito bem-vindass.
Feira de Trocas com Moeda Solidária:
Traga aquela roupa que você não usa mais, o livro que já leu ou a peça artesanal que você faz melhor do que ninguém e participe desta aula prática de finanças solidárias e consumo consciente para a transformação socioambiental. Negocie usando Solidárias, a nossa moeda social e leve algo novo para casa.
Documentário Inspirador: “FESTA: O DOC”:
Prepare-se para se emocionar! Este é o primeiro episódio da série Ekos de Cultura e Solidariedade, desenvolvido com financiamento público através do Edital Paulo Gustavo, do governo Federal, através do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Angra dos Reis através do Fundo Municipal de Cultura com o Apoio da Secretaria de Cultura e Património, vamos apresentar a jornada das Solidárias para organizar o Festival de Economia Solidária e Tradicionalidades do Abraão. Conheça histórias reais de transformação.
Sessão Plenária do Fórum de Economia Solidária de Angra dos Reis:
Vamos testar a máxima de que a Economia Solidária se aprende na prática para entender e encaminhar, através da participação em projetos incríveis que estão fazendo a diferença. Inspire-se nesse processo formativo com o assessoramento técnico de nossas entidades de apoio e fomento e descubra como você pode contribuir para o bem-viver.
Cerimônia de Abraço à Árvore Ancestral e Encerramento:
Pra finalizar e nos despedir, vamos reunir nossa rede de solidariedade e dar mais um abraço simbólico em nossa árvore ancestral, torcendo pra que o nosso comprometimento com a mãe terra se aprofundem cada vez mais, e sua copa proteja nossa rede, cada vez mais ampla e inclusiva, inclusive com a gestão pública, para que possa integrar cada vez mais as políticas públicas considerando, além do ambiente institucional, brechas e canais de comunicação para entender e atender os anseios populares.
Inscrições abertas! e vagas limitadas
Não perca essa oportunidade de aprender, conectar-se e fazer parte de uma comunidade comprometida com um mundo melhor. As inscrições são gratuitas!
📅 Data: Sábado, 31 de agosto de 2024
⏰ Horário: Das 10:00 às 17:00
📍 Local: Casa de Cultura Constantino Cokotós
Clique no link abaixo para se inscrever:
https://forms.gle/aoeivukhdszKPnW2A
A programação completa será divulgada para os selecionados.
Contamos com a sua presença para construirmos juntos um futuro mais solidário e sustentável! 🌿🌟🤝
Vila do Abraão, inverno de 2024
A - QUEM PODE SE INSCREVER
1 - Trabalhadores(as) residentes e Empreendimentos comprovadamente estabelecidos e operantes na região cujos produtos e/ou serviços estejam dentro das seguintes características:
1A - Empreendimentos preferencialmente de produção coletiva, autogestionária e solidária, cujos produtos e serviços estejam vinculados às características culturais e ambientais típicas da região, transmitindo este diferencial de representatividade da cultura popular local;;
1B - atuem em um dos seguintes segmentos: alimentação; agricultura familiar; agroecologia; cultura - artesanato, artes plásticas e visuais, fotografia, moda - confecção, calçados, acessórios, bijuterias, bijoias, joias-; decoração; turismo - de base comunitária, de memória, ambiental; hospedagem; pesca artesanal; micro crédito; construção civil a partir de matérias recicláveis; inovação tecnológica que ofereçam produtos de qualidade com diversidade e respeito ao meio ambiente;
2 - Entidades de apoio, tais como: incubadoras universitárias, fundações, organizações não governamentais, pastorais, poder público, movimentos sociais, etc., comprovadamente estabelecidos e/ou atuantes no estado do Rio de Janeiro que promovam o fortalecimento das manifestações culturais locais e da economia solidária entre outras ações correlacionadas, tais como, a proteção ambiental, a promoção dos saberes e fazeres culturais tradicionais, do bem viver, da saúde ecossistêmica dos territórios, do empoderamento das mulheres, da luta pelos direitos humanos, do respeito às diversidades (étnico-racial, gênero, orientação sexual), da equidade, da luta pela terra, etc.;
3 - Participantes Regularmente Inscritos na I Conferencia Intermunicipal de Economia Popular e Solidária da Região da Costa Verde
4 - Estudantes da Rede Pública
B - DAS INSCRIÇÕES e PRAZOS:
Para se inscrever, o proponente deverá:
I) atender os requisitos exigidos neste Chamamento;
II) preencher este formulário eletrônico, anexando todos os dados;
III) Enviar a inscrição no prazo estipulado, até às 18h o dia 29/08/2024
- Prazos:
27/08/2023 – ABERTURA DAS INSCRIÇÕES
29/08/2023 – ENCERRAMENTO INSCRIÇÕES AS 18 HORAS
Será também enviado e-mail a todos inscritos com resultado geral e e mensagem individual a cada selecionado, com todas as instruções para sua participação.
E - CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
As inscrições recebidas dentro do prazo estipulado serão avaliadas pela Curadoria do F.E.S.T.A!
A seleção levará em conta os seguintes critérios, de acordo com a ordem apresentada abaixo:
- Ser estudante da rede pública;
- Participar de alguma Comunidade Tradicional do Território;
- Participar de algum coletivo ligado ao FES-AR
- Realizar Atividades Culturais no Território ;
- Ordem de Inscrição;
Casos omissos serão avaliados pela Comissão Organizadora.
F - SOBRE A PRODUÇÃO E FUNCIONAMENTO DO F.E.S.T.A!
I - Todos os selecionados receberão da produção do evento, um e-mail de confirmação de da inscrição.
II - A VIII Feira da Gratidão está prevista acontecer no dia 31de agosto de 2024, na Casa de Cultura Constantino Cokotós na Vila do Abraão, porta de entrada da Ilha Grande
III - Os selecionados deverão depositar o artigo selecionado no Ecobanco Solidárias no dia determinado pela produção do evento e receber, no ato, o correspondente credito em moeda social segundo uma tabela de valores pré-informados no email de seleção pela equipe gestora do ECOBANCO e negociados com o ofertante;
IV - Para facilitar as trocas a Produção providenciará e disponibilizará a organização dos artigos depositados na Vitrine Solidária de forma profissional, onde se usa a moeda social que se chama "Solidária". Este nome foi escolhido durante nosso primeiro Festival de Ecosol em 2021durante o Circuito Fluminense de Cultura Popular e Economia Solidária
V - Quem não possuir Solidárias suficientes para trocar pelo produto escolhido, pode adquirir mais Solidárias no Ecobanco com Reais. Lembrando que cada solidária vale 1 Real. Durante o evento, as pessoas que tenham Solidárias em suas mãos, poderão troca-las por produtos e serviços do ECOBANCO
VI - O excedente do ECOBANCO - caso haja a existência de doações e devido ao fato de que muitos participantes podem querer levar levar algumas moedas sociais como "lembrança" do evento - será destinado as ações do Coletivo Educação Solidária.
VII - Cabe aos selecionados:
- VII.a - enviar material solicitado pela produção, dentro das características, formatos e prazos acertados;
- VII.b - estar presente no dia, local e horário acertados com a produção para sua participação no II F.E.S.T.A: O DOC;
- VII.c - cumprir com as demandas estabelecidas neste chamamento e no Termo de Responsabilidade;
VIII - Fica a cargo da Comissão Organizadora a responsabilidade por eventuais mudanças de datas, formatos e ou local de realização do festival.
IX - A Comissão Organizadora do projeto se reserva o direito de desclassificar, a qualquer momento, o proponente selecionado que não cumprir com as orientações para participação nos prazos estipulados.
APOIARAM